terça-feira, 26 de maio de 2009

Deficiências de um governo (Parte I)

Vou explicar melhor pra vocês o que irá acontecer neste blog daqui pra frente... estou preparando uma série de reportagens (que terão meus comentários embaixo de cada uma delas), que irão retratar a realidade de um povo que depende do governo brasileiro. Cada matéria postada terá um tema diferente. A idéia surgiu a partir do meu querido professor Torquatinho (aquele que eu citei no primeiro post), que pediu para seus alunos maravilhosos criarem um blog, e que neste constasse uma matéria, feita a partir de uma entrevista com um educador, sobre educação e novas tecnologias.

Portanto, com todos os "pingos nos is" já colocados, e tudo muito bem explicadinho para vocês, começo agora a primeira matéria de uma longa série...



A Relação da Educação e das Novas Tecnologias no interior do Brasil


No século XI, todos sabem que a maior necessidade é se adaptar a esse mundo louco, corrido, cheio de microchips e expressões novas para coisas nunca antes criadas. Vivemos na era da tecnologia, e as pessoas que não conseguem se adaptar a essas novidades, ou estão mortas, ou ficam ultrapassadas e perdem o seu espaço.

Pelas pessoas terem noção dessa realidade, muitas escolas do governo brasileiro já implantaram computadores para uso dos alunos, e aula de informática nas escolas. Mas infelizmente isso não acontece em todo o país.

No interior de São Paulo, mais precisamente na cidade de Tupã, as escolas responsáveis pela Prefeitura Municipal não tem nenhum tipo de acesso à novas tecnologias. A professora Verena Moreira Raymundo, dá aula para a 3ª série do período matutino na escola municipal Odinir Magnani, e comenta essa falta de recursos. "A maioria dos meus alunos é da zona rural, e não tem esse tipo de acesso à tecnologias em casa. A escola deveria fornecer esse tipo de ferramenta para eles poderem acrescentar isso ao seu crescimento. Todos devem acompanhar a modernização".

Ainda de acordo com a educadora, a escola não tem nem espaço físico para abrigar uma sala de informática, por exemplo. "Somente a sala de recursos tem um único computador, e essa sala só é utilizada por alunos portadores de necessidades especiais". Verena comenta que na escola ainda existem outros computadores, mas que esses são de uso único e exclusivo dos professores, coordenadores e diretores da escola. "Busco textos e imagens na internet para planejar minhas aulas. Durante elas, apenas uso o rádio para passar alguma música aos alunos, e a televisão para mostrar algum filme ou documentário. Também temos (os professores) acesso à uma máquina de xerox. Não há nenhum projetor, ou datashow na escola".

A professora acha de extrema importância a escola fornecer o acesso às novas tecnologias aos alunos, acreditando que assim eles poderão conseguir futuramente um espaço no mercado, além de ser importante para o desenvolvimento da própria pessoa. "Quando não ficamos apenas no giz e na lousa, as crianças se interessam mais em aprender, a modernidade chama a atenção delas", relatou Verena.



(aqui acabou a matéria tah?? rs)




Bom, agora o meu comentário... vocês realmente acreditam que o povo brasileiro vai pra frente com bolsa escola e bolsa família?? Não adianta, tudo começa com investimento na educação. Sem educação, nada funciona. E como a educação vai funcionar sem acompanhar o ritmo do muno? Simplesmente, não vai!! Um dia acaba essa história de Fome Zero, e o que acontece? Vai tudo virar bandido, porque essas pessoas não tem instrução nenhuma!! Vão começar a roubar, a matar, a sequestrar, tudo por uns trocadinhos. As favelas vão continuar aumentando, e esse ciclo vicioso não vai acabar nunca!! É nisso que o governo tem que pensar. Tem que dar instrução, tem que dar oportunidade pra esse povo trabalhar. E não trocado fácil. É aquela velha história que existe faz séculos, e os governantes ainda não aprenderam. Têm que ensinar esse povo a pescar, e não dar o peixe já frito, cortado em cubinhos, embebido no shoyu direto na boca.


Camila Yano

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