quinta-feira, 11 de junho de 2009

Como funciona um rodeio

Outra matéria pra vcs... ñ esqueci q dpois vou contar td em detalhes, com comentários e críticas (por sinal mtas!) oks??

euuehuehuehuhehueue



A organização de um rodeio


O Rodeio Técnico de Adamantina (RTA) funciona basicamente como qualquer outra festa desse tipo. Para organizar um rodeio, são necessários touros, também conhecidos por boiada, peões, salva-vidas, locutores, auxiliares de pista, policiais, médicos, enfermeiras, paramédicos, veterinários, entre outros.
O RTA é conhecido e elogiado pelos peões por ser um rodeio rápido. “Hoje em dia, não se judia mais dos animais como antigamente. Todo rodeio sempre tem um veterinário que acompanha”, informou o peão Evaldo Queiroz.
De acordo com o peão Alex Fernando Dias, que já monta há cinco anos, as esporas agora não machucam mais os animais. “Usamos esporas padronizadas, todas tem que ser lisas”.
O fazendeiro Ricardo Dias, conhecido como Bentinho, afirmou que toda a sua boiada, considerada uma das melhores do país, tem tratamento especial. “Esses animais são atletas, e tem alimentação própria preparada. Como as viagens cansam muito eles, também coloco anti-stress na ração, além do milho e do pasto”.
Como um rodeio não funciona só com os touros, o auxiliar de pista Everton da Silva, conhecido por “Quilo”, relata a sua função dentro do rodeio. “Eu tenho que pegar o nome os peões, e passar toda a informação para os locutores. Já trabalho com isso há cinco anos, e comecei de repente, pois não gostava de rodeio. Quando me mudei para Birigui, fui morar numa fazenda, e peguei gosto. Hoje faço parte da equipe Júlio César, e vamos para qualquer cidade do Brasil”.
Os famosos locutores interagem com o público com versos prontos. “Decoro os versos, mas nada é planejado. Temos que ser rápido e criativo, como se estivéssemos simulando uma transmissão ao vivo”, informou o locutor Júlio César que já tem 15 anos de carreira.
Fazendo a segurança do local, a polícia militar deu apoio ao RTA com um número de 60 a 65 policiais por noite, que eram responsáveis pela segurança dentro e fora do recinto. “Não houve nenhuma ocorrência dentro do recinto, apenas uma discussão do lado de fora”, relatou Tenente Júlio, responsável pela PM.
Além da Polícia Militar, o RTA contou com a ajuda do Corpo de Bombeiros, e seguranças da Brigadista. “As únicas ocorrências foram relacionadas ao abuso de bebida alcoólica, porém esses foram encaminhados para a ambulância, onde receberam os primeiros-socorros, e foram direto para o hospital”, enfatizou a socorrista do evento Claudete Costa.



Camila Yano

Nenhum comentário: