quarta-feira, 10 de junho de 2009

Cowboy de Rodeio....

Essa é mais uma matéria que eu escrevi durante o rodeio, espero que vcs gostem....

O dia-a-dia de um peão

A vida de montador de touros não é fácil. A maioria os peões treina várias vezes por semana, para participar de grandes competições. Durante o Rodeio Técnico de Adamantina (RTA), o peão Evaldo Queiroz, de 26 anos, que está montando pela primeira vez no RTA a convite de Edson Matsuda, relatou um pouco da sua rotina. Morador da cidade de Aparecida Do Taboado, no Mato Grosso, Evaldo diz que sempre gostou de rodeio, e resolveu seguir uma das tradições da sua cidade. “Apesar de na minha cidade a tradição mesmo ser montaria a cavalo, eu preferi a montaria em touros. Comecei a montaria os 13 pros 14 anos de idade”.
Evaldo faz parte da Cia. Rodeio Bonança, e já montou em rodeios grandes, como Jaguariúna e Barretos, além de já ter ganhado prêmios como três carros, e sete motos. “Um dia ainda quero montar nos EUA, mas até lá, tenho que estar muito bem preparado”. Antes de cada rodeio, Evaldo conta que há toda uma preparação necessária. “Treino aproximadamente umas duas vezes por semana, sendo que em cada treino, monto de três a cinco touros. Uso equipamento de segurança dependendo o boi, porque não é obrigatório. E ainda trabalho com vendas, além de ser peão”. Durante os campeonatos, Evaldo afirma que a preparação é diferente. “Durmo até umas 11 horas, e acordo pra almoçar ao meio-dia. Venho para os sorteios das montarias umas três horas da tarde, e depois saímos para conhecer a cidade, dar uma relaxada, e nos prepararmos para a noite. Também buscamos antes informações sobre os bois que vamos montar. Antes das montarias, fazemos aquecimento para não dar uma distensão muscular. E tomamos algumas vitaminas. Em seguida, cada peão tem o seu momento de concentração. Eu oro muito antes de montar”. Evaldo relata a sensação de montar em cima de um touro. “É muita adrenalina, e sempre dá um frio na barriga. Quando a gente ta lá em cima, só pensa em vencer, só quer vencer. Mas no final, dinheiro não é tudo, o importante é chegar em casa com saúde”.
O peão elogiou o rodeio de Adamantina. “Ouvi ótimos comentários sobre o RTA, por este ser um rodeio muito rápido, e por isso vim montar aqui”. Evaldo conta que irá fazer parte do Circuito Crystal de Rodeio, e além de montar em touros, passará também a montar em cavalos. Ele teve uma média de 85,50 pontos durante todo o rodeio, e ficou com o quarto lugar do rodeio.


Camila Yano

Nenhum comentário: